SAÚDE

Por que não se usa mais Carro Fumacê em municípios de Alagoas? Entenda

Prática é usada quando há elevação de casos suspeitos da dengue
Por Assessoria 04/04/2024 - 14:57

ACESSIBILIDADE

Prefeitura de Barra Mansa
Com o aumento dos casos de dengue, ações de combate ao Aedes aegypti devem ser intensificadas
Com o aumento dos casos de dengue, ações de combate ao Aedes aegypti devem ser intensificadas

Com o aumento no número de casos de dengue em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece para a população os critérios necessários para a utilização da Nebulização Espacial a Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecida como carro fumacê. Isso porque, o uso indiscriminado pode causar danos à saúde e ao ecossistema.

Como critério para a utilização do fumacê, preconiza-se os municípios onde há casos de óbitos suspeitos por dengue ou outras arboviroses e elevação dos casos suspeitos nas últimas quatro Semanas Epidemiológicas, com incidência a partir de 300/100.000 habitantes. Também é analisado se o Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti é igual ou superior a 3% e se houve atividade de bloqueio de transmissão nas áreas de ocorrências dos casos identificados nas últimas quatro semanas.

O supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, explica que as atividades do carro fumacê se iniciam em seu primeiro ciclo no final de tarde e início da noite, até às 21h, podendo ocorrer também a partir das 5h e se estendendo até no máximo às 8h. 


Encontrou algum erro? Entre em contato